RUI VARGAS (90s school set)

30. MAR / QUI

RUI VARGAS (90s school set)

Um dos indiscutíveis pilares do underground lisboeta, Rui Vargas não só esteve presente em vários momentos-chave da nossa dance scene como continua, com uma carreira com mais de 25 anos, a desenhar o futuro da mesma com intuição quase profética. Fá-lo, sobretudo, abraçando o DJing de duas formas que o apaixonaram desde cedo: aos comandos das pistas de dança e na rádio.

Começou o seu percurso de divulgador como radialista, na segunda metade da década de 1980, e desde aí trilhou um caminho de excelência que o levaria à Antena 3, onde faz hoje em dia o programa de autor "Música Com Pés e Cabeça". Pelo caminho protagonizou ainda momentos icónicos do underground radiofónico português, como a sua passagem pela extinta Voxx, onde durante vários anos fez um dos programas mais seminais do final dos anos 1990 e início dos 2000: o "Casa, Bateria e Baixo".

O seu percurso à frente das pistas de dança foi, talvez, ainda mais celebrado e relevante. Começou em 1988 e desde cedo firmou o seu lugar no centro da cena underground portuguesa a partir das cabines de dois dos clubes mais influentes de Lisboa, primeiro no Frágil e depois no Lux, onde foi programador desde a primeira hora. Foi, em meados dos anos 90, talvez o mais notório impulsionador do Garage House americano, com uma estreita relação com a editora nova-iorquina Tribal - selo que viria depois a abrir os olhos do mundo para a produção house nacional com a edição do hino "So Get Up" dos Underground Sound of Lisbon e compilações como Total Kaos. Rui Vargas soma, entretanto, não só uma das residências mais marcantes do clubbing Lisboeta, aos comandos do Lux, mas também passagens por alguns dos clubes mais relevantes do planeta, como Panorama Bar e Watergate (Berlim), Ministry of Sound (Londres), D-Edge (São Paulo), Goa (Madrid), Showcase (Paris) ou Kama Kama (Toscânia), com actuações que demonstram frescura e um instinto certeiro para aquilo que une as pessoas sob um mesmo groove.
- Maria Borges

  • E
  • R
  • A
  • H
  • S
LuxFrágil
AV. INFANTE D. HENRIQUE, ARMAZÉM A
CAIS DA PEDRA A STA. APOLÓNIA
PT-1950-376 LISBOA
T +351 21 882 08 90
F +351 21 882 08 99
LUX@LUXFRAGIL.COM